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Isso é uma oncinha lendo um livro. Ela foi desenhada por Celso  Singo
EDITORIAS:
Brasil
Ciência
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Cotidiano
Esporte
Ilustrada

CANAIS:

AUTORES:
Plínio Marcos

ESPECIAIS:
Bairros
Folhinha
Galerias
Largos e Praças
Monumentos de São Paulo
Ruas de São Paulo


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Essa é a mesma oncinha que estava lá em cima e que continua lendo o livro
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Ai minha Nossa Senhora das moscas em fuga!!!
Socooooooorro, o jacaré quer nos comer!!!
Ei pessoal, esperem por mim!!!
Esse jacaré vai comer os mosquitos, por isso que eles estão fugindo



Glub
Glub
Glub

Glub, glub

gluuub, gluuub
Glub


Êêêba, comida!!!
Esse é o Ozzy. Ele é desenhado pelo Angeli

DATAS QUE VALE A PENA LEMBRAR


Anos 20
dez.1920 — Surge a personagem Narizinho, criada pelo escritor Monteiro Lobato. O livro “A Menina do Narizinho Arrebitado” conta as aventuras de uma garotinha chamada Lúcia, sua boneca de pano Emilia, sua avó Dona Benta e a cozinheira Tia Anastácia, que vivem no Sítio do Picapau Amarelo. A história agradou muitos leitores e até foi utilizada como livro de leitura da escola primária. Depois de um tempo, outras histórias foram escritas por Lobato e apareceram mais personagens: Pedrinho, o Visconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó, o Saci, a Cuca e muitos outros

Isso é uma anta, que também foi desenhada por Celso Singo

1922 — Exibido o primeiro filme em que aparece o pastor alemão Rin-Tin-Tin, animal de estimação de Rusty, garoto que foi adotado pelos soldados de um forte apache (no estado do Arizona, EUA) após perder seus pais em um ataque indígena. A história de amizade e aventura, entre o garoto órfão e seu cão ‘Rinty’, fez muito sucesso nas décadas de 50 e 60, quando virou série de TV
1923 — O personagem Gato Félix é criado pelo cartunista e animador Otto Messmer. Félix é um gato preto de forma arredondada, com grandes olhos brancos e um imenso sorriso; seu nome está relacionado a duas palavras em latim: felis (gato) e felix (feliz ou estar com sorte)
1926 — O ioiô vira um brinquedo “moderno”. Os americanos Louis & Dave Marx promovem o brinquedo, que depois de algum tempo vira moda no mundo inteiro. A história do ioiô é bem antiga: há 3 mil anos, na China, eles eram feitos de marfim e o fio era de seda; na Grécia antiga, eram feitos de pedra; na Europa, eles eram enfeitados com jóias que quando giravam apareciam bonitas figuras. Contam que até os soldados de Napoleão Bonaparte brincavam de “jou-jou” durante as batalhas
1928 — Walt Disney cria o esperto ratinho Mickey Mouse. Fazem parte das aventuras do ratinho sua namorada Minnie, seu cachorro Pluto e seus amigos Pateta e Pato Donald
1929 — O desenhista belga Hergé cria o personagem Tintin, jovem conhecido por sua série de aventuras ao redor do mundo. Numa das aventuras, quarenta anos antes do homem pisar na Lua, Tintin viajou em um foguete caseiro para o satélite natural da Terra
17.jan.1929 — O marinheiro Popeye aparece numa tira da seção de quadrinhos de um jornal de Nova York, criada por Elzie Crisler Segar. Sempre que está em apuros, o herói come espinafre, de uma latinha que ele sempre carrega, e fica com superforça para poder brigar com Brutus e disputar o amor de Olívia Palito

Anos 30

1930 — Começa a história do Skate. No final dos anos 30, nos EUA, alguns surfistas da Califórnia pensaram em como se divertir usando suas pranchas na rua. A idéia era “surfar em terra” nos dias em que o mar não estivesse bom para surfe ou em lugares onde não tinha praia. O grande momento acontece em 1958, quando apareceram as pranchas com rodinha. Em 1965 o primeiro Campeonato de Skate acontece na Califórnia e na década de 70 vira um esporte popular nas grandes cidades
1930 — O brasileiro Geraldo Décourt inventa o futebol de botões. Contam que ele começou jogando com botões de cueca, depois usou os botões da calça de seu uniforme escolar. Na escola onde Geraldo estudava, muitos garotos também tiraram os botões do uniforme para poder jogar e, por isso, a direção da escola não gostou desse comportamento e proibiu o jogo
1934 — É um pássaro? É um avião? Não, é o Super-Homem. Este herói foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, que escreviam e desenhavam as primeiras histórias em quadrinhos. O Super Homem era ainda um bebê quando saiu do planeta Krypton, numa pequena espaçonave, e caiu no planeta Terra, na cidade americana de Pequenópolis. Foi encontrado e adotado por um casal de idosos que lhe deram o nome de Clark Kent. Quando cresceu, o jovem Clark descobriu que o sol amarelo da Terra lhe dava superpoderes e ele podia lutar contra vilões poderosos. O Super-Homem tem vários poderes, por exemplo, ele pode voar mais rápido que um avião, é mais poderoso que uma locomotiva, tem visão de raios-X e visão de calor. As balas de revólver não machucam o seu corpo e, por isso, ele também é chamado de Homem de Aço
1934 — A cartunista americana Majorie Henserdon Buell cria a Turma da Luluzinha. Luluzinha e seus amiguinhos aprontam muitas peripécias. Um dos personagens, um garoto chamado Bolinha, constrói um clube que só permite a entrada de meninos e na porta tem uma placa onde estava escrito: “Menina não Entra”. As meninas sempre tentam invadir o clubinho, mas não conseguem entrar no “Clube do Bolinha’

Essa não é a bola inventada pelo Joaquim Simão, essa é colorida.

1935 — O brasileiro Joaquim Simão inventa a bola branca de futebol. Esta mudança permitiu que os jogadores enxergassem melhor a bola durante as partidas que aconteciam à noite
1939Batman, o homem-morcego, é criado pelos cartunistas Bob Kane e Bill Finger. Na verdade, ele é o milionário Bruce Waine, que resolve lutar contra o crime após o assassinato de seus pais por um bandido. Seu grande companheiro na luta contra o crime é Robin, o menino-prodígio.
1939
—É publicada a revistinha O Gibi. A palavra gibi era usada para se referir a ‘negrinho’ e ‘moleque’, porém, o significado acabou transformado e usado para definir as revistas de histórias em quadrinhos

Anos 40

Isso é um tatu. Ele foi desenhado pelo Celso Singo

1940 Robin, o menino-prodígio, aparece nas histórias de Batman. Ele é o jovem parceiro do homem-morcego e juntos formam a Dupla Dinâmica, que combate o crime na cidade de Gotham City
1940 — A Mulher Maravilha é criada pelo cartunista Charles Moulon. A heroína se chama Diana, morava numa ilha perdida onde viviam guerreiras amazonas e, durante a Segunda Guerra Mundial, ajuda os EUA combater os nazistas. Para lutar contra os inimigos ela usa um cinturão que lhe dá superpoderes e braceletes que podem desviar tiros de revólver
1947 — É criado o personagem Tio Patinhas. Ele é um pato milionário, rabugento e avarento. Tio Patinhas fez sua fortuna economizando cada tostão que ganhava, por isso, ele é conhecido como o grande pão-duro que não empresta dinheiro pra ninguém. Ele guarda até hoje a primeiramoeda que ganhou e acha que esta moeda é o seu amuleto da sorte

Anos 50

1952 — Surge o brinquedo Senhor Cabeça-de-Batata. O primeiro modelo tinha somente nariz, olhos e sobrancelhas, que as crianças espetavam nas batatas para criar um rosto. Depois, em 1964, ele ganhou um corpo e uma namorada, a Senhora Cabeça-de-Batata
1956 — A empresa japonesa Ko-Yoshyia cria ‘Robby’, o primeiro robô de brinquedo. O robozinho tinha um motor de relógio para poder se movimentar. A palavra robô foi usada para máquinas que podiam andar, falar e obedecer aos comandos de seu dono. O escritor tcheco Karel Capek usou esta palavra pela primeira vez em 1921
1956 — Surgem no Brasil os ursinhos de pelúcia feitos com legítima pele de carneiro. Em 1950, os primeiros bichos não eram tão fofinhos, suas peles eram feitas de algodão flanelado e com enchimento de palha de madeira. A história do ursinho de pelúcia é bem antiga. Contam que em 1902 o presidente dos EUA Theodore Roosevelt fez uma viagem e foi convidado para participar de uma caçada. Durante a caçada, um urso foi capturado e pediram para o presidente matar o animal e levá-lo como troféu. Roosevelt não quis matar o urso e a história da bondade do presidente se espalhou pelos EUA. Morris Michtom, um imigrante russo vendedor de brinquedos, ficou sabendo da história e começou a fabricar ursinhos de pelúcia. Esse primeiro ursinho ficou muito famoso e se chamava ‘Teddy Bear’, Teddy era o apelido da filha do presidente
1956 — O autorama é inventado na Inglaterra; os carrinhos percorriam uma pista de madeira com cerca de 48 metros de comprimento. Entretanto, em 1962, nos EUA, é fabricado o autorama que funciona exatamente como os brinquedos de hoje: uma pista formada por várias peças que precisam ser montadas e carrinhos com motores elétricos, movidos pela eletricidade que recebem dos trilhos metálicos da pista. O brinquedo chegou no Brasil em 1963, mas teve grande divulgação na década de 70, quando o corredor de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi promoveu a brincadeira com autorama
1958 — O bambolê feito de plástico colorido é fabricado nos EUA. Depois de ver, na Austrália, praticantes de ginástica se divertindo com aros de bambu, colocados e movimentados na cintura, os americanos Arthur Melin e Richard Knerr resolveram levar a idéia do brinquedo para seu país. O brinquedo virou mania nos anos 60, entretanto, muito antes, no Egito antigo, Grécia e Roma existiram bambolês feitos de fios secos de parreira e, na América do Sul, brinquedo semelhante era feito com talos de cana-de-açúcar
fev.1959 — Aparece a primeira boneca Barbie, de olhos azuis, usando maquiagem e com o tamanho de 29 cm. A bonequinha chega às lojas vestindo um maio listrado de preto e branco. A idéia de criar o brinquedo é do casal Elliot e Ruth Handler. Eles perceberam que sua filha gostava de brincar com as bonecas de papel porque podia trocar as roupinhas delas. Tiveram, então, a idéia de criar uma boneca pequena, com rosto adulto e que tivesse roupinhas da moda. A bonequinha recebeu o nome de Barbie, apelido de Bárbara, a filha do casal

Anos 60

1960 — Surge o herói National Kid, criado pelo desenhista japonês Daiji Kazumini. Disfarçado do professor Massao Hata, o personagem que veio de Alfa Centauro defende a Terra lutando contra os Incas Venusianos. No Brasil, as aventuras foram exibidas na TV de 1966 a 1969
1960 — É publicado o gibi O Pererê, do cartunista Ziraldo. Os personagens da revistinha são inspirados no folclore brasileiro: o saci-pererê, a onça, o jabuti e o pequeno índio são alguns deles

Capa da Folhinha de 8 de março de 1964

1962 — Aparece o poderoso guerreiro Thor, lendário deus do Trovão que usa como arma o martelo mágico ‘Mjolnir’. Após soltar o martelo, o guerreiro se transforma no dr. Don Blake, sua identidade secreta
1962 — É fabricada a boneca brasileira Susi. O corpinho tinha mais curvas que a da boneca americana Barbie. Foram criados vários modelos da bonequinha, entre eles: Susi Ciclista, Susi Espanhola, Susi Colegial e Susi na Onda do Tchan
1963 — Baseado em sua segunda filha, o desenhista Mauricio de Sousa cria a personagem Mônica. Mônica é uma menina dentuça e forte, que não leva desaforo para casa. Ela gosta de carregar seu coelhinho de pelúcia, chamado Sansão, que usa como arma contra os meninos, principalmente o Cebolinha e o Cascão
08.set.1963 — O jornal Folha de S.Paulo publica a Folhinha. A idéia de publicar este suplemento infantil aos domingos foi da jornalista Lenita Miranda de Figueiredo e do desenhista Mauricio de Sousa. Desde o início traz reportagens, histórias infantis e passatempos. Atualmente a Folhinha é publicada aos sábados
1967 — Surge o quadrinho do Galaxy Trio, criado por Alex Toth. O Homem-Meteoro tem o poder de aumentar seu corpo de tamanho, a Mulher-Flutuadora domina a gravidade e faz objetos flutuarem e o Homem-Vapor consegue transformar seu corpo em gás. Os três heróis são de diferentes planetas e lutam contra o crime intergaláctico
1969 — O desenho animado Scooby-Doo aparece pela primeira vez na TV. O cachorro comilão Scooby-Doo e seus amigos, Salsicha, Fred, Daphne e Welma trabalham juntos para desvendar mistérios sobre monstros e fantasmas. O Scooby-Doo e sua turma são uma criação dos desenhistas Bill Hannah e Joseph Barbera. Eles são os donos da Hanna Barbera's

Anos 70

1972 — “Todo dia é dia, toda hora é hora, de saber que esse mundo é seu. Se você for amigo e companheiro, com alegria e imaginação. Vivendo e sorrindo, criando e rindo, você será feliz e todos serão também”. Esta é a letra da música que tocava no primeiro programa educativo da TV brasileira: Vila Sésamo. Criado pela TV Globo e TV Cultura, este programa ensinava a contar, ler as letras do alfabeto, tinha várias músicas e brincadeiras com bonecos. Os bonecos brasileiros mais famosos eram o Gugu, que vivia dentro de uma lata, e o Garibaldo, que era um enorme e carinhoso pássaro. Este programa foi baseado na série original exibida nos EUA e os bonecos americanos mais famosos eram Enio e Beto
1974
— A editora Abril lança o livro ‘Manual do Zé Carioca’. O manual contém regras e história do futebol, além de informações sobre os times que disputaram a Copa da Alemanha

Capa da Folhinha de 6 de julho de 1975

1974 — Na escola de arte decorativa de Budapeste, o professor Erno Rubik inventa o brinquedo cubo mágico. Erno, estudioso de geometria e formas tridimensionais, juntou com elásticos blocos de madeiras e montou um cubo, nove peças de cada lado e pintado com seis cores diferentes. Depois que as cores e os lados eram invertidos, a brincadeira era descobrir como fazer o cubo ficar novamente com todos os lados iguais. As combinações eram muitas e os jogadores passavam algum tempo tentando até descobrir os movimentos corretos. No Brasil o cubo mágico apareceu em 1981
1975 — Na Itália, a fábrica de chocolates Ferrero cria o Kinder Ovo. A surpresa é que dentro de cada ovinho de chocolate as crianças encontram pequenos brinquedos desmontados. São vários modelos de brinquedos, com instruções para montagem e que podem ser colecionados
1976 — Durante o verão, surge na Itália o brinquedo Vai-e-Vem. O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura e usa para movimentar a bola. Muito popular nas praias, a brincadeira é mover a bola de um lado para o outro, num constante vai-e-vem

Anos 80

1980 — O cartunista e escritor Ziraldo escreve o livro infantil O Menino Maluquinho. A história do menino alegre, que não pára quieto no lugar e usa uma panela na cabeça, fez tanto sucesso que virou história em quadrinhos, peça de teatro, filme, videogame e site na Internet
1980 — Retorna a moda do robô guerreiro e surge no Japão os Transformers. Baseados em desenhos animados japoneses, os pequenos robôs de brinquedo podem se transformar em carros, locomotivas e espaçonaves

Capa da Folhinha de 3 de janeiro de 1982

1983 — Kevin Eastman e Peter Laid criam as Tartarugas Ninjas. É um grupo de heróis formados por tartarugas mutantes, especialistas em artes marciais e comedoras de pizzas. As tartarugas se transformaram em guerreiros depois de contaminadas por uma substância radioativa. Apareceram primeiro nos gibis, depois na TV e em seguida no cinema. Os nomes das tartarugas são iguais aos de grandes artistas italianos: Leonardo, Michelangelo, Raphael e Donatello
1987Os Simpsons aparecem pela primeira vez na programação de TV a Cabo, nos EUA. Criados pelo cartunista Matt Groening, a família Simpson é formada pelo pai Homer, a mãe Marge e os filhos Bart, Lisa e Maggie. Os personagens são famosos pelo humor e pela crítica aos costumes da sociedade moderna. Em 1990, nos EUA, o desenho estréia como série de TV; no Brasil começa a ser exibido em 1991
Anos 90

Capa da Folhinha de 23 de março de 1991

set.1992 — É exibido pela primeira vez na MTV o desenho animado Beavis e Butt-head, dupla formada por dois adolescentes metaleiros que adoram criticar e satirizar vídeos clipes populares

1994 — O herói Senninha aparece nos quadrinhos nacionais como representação do corredor de Fórmula 1 Airton Senna. Os desenhos do Senninha foram criados por Ridaut Dias Júnior e Rogério Martins
1994 — Estréia na TV Cultura o programa Castelo Rá-Tim-Bum. O programa foi desenvolvido por Cao Hamburger e Flávio de Souza. A história se passa num grande castelo onde vivem Nino, um garoto de 300 anos, o tio Dr. Vitor e a bruxa Morgana. Nino se sente muito sozinho e faz amizade com Biba, Zequinha e Pedro; juntos eles descobrem as magias e surpresas do castelo. A série de TV fez tanto sucesso que virou filme infantil em 1999
1995 — No Japão, inicia as aventuras dos Pokémons. As histórias acontecem na região de Pallet Town onde vivem pequenos monstros conhecidos pelo nome de Pokémon, abreviação de ‘pocket monster’ que significa monstros de bolso. Após completar 10 anos, as crianças recebem uma autorização e podem treinar os monstrinhos. Existem mais de 200 tipos diferentes de Pokémons, cada um tem um poder especial
1996 — Aki Maita, funcionária de uma das maiores fabricantes de brinquedos do Japão, inventa os bichinhos virtuais. Os bichinhos de estimação são chamados de Tamagotchi, nome que veio da mistura de duas palavras: tamago (ovo, em japonês) e watch (relógio, em inglês). O bichinho tem que ser tratado pelo dono para crescer e sair do ovo. As imagens do bichinho aparecem numa tela de cristal líquido que mostra ele dormindo, feliz, pedindo para comer e brincar e também dá as horas. O brinquedo está programado para várias atividades: comer, dormir, fazer a lição, receber carinho, tudo na hora certa
1997 — A escritora inglesa Joanne Kathleen Rowling escreve o primeiro livro sobre Harry Potter. Neste livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, ela conta a história de um menino órfão que, no seu aniversário de 11 anos, descobre fazer parte de uma importante e tradicional família de bruxos. Ele é convidado para estudar na famosa escola de feiticeiros ‘Hogwarts’ e, a partir daí, começa uma série de aventuras para desvendar grandes mistérios e histórias sobre seu passado

Antonio Pirozelli/Folha Imagem


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VEJA UM MONTE DE QUADRINHOS. TODOS SÃO MUITO LEGAIS

Este desenho foi feito pelo Celso Singo

Essa é a mesma oncinha que estava lendo o livro, Agora, ela terminou de ler e está feliz porque a história era muito legal
 
 

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